Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Para Que Serve Castanha Do Pará E Quais São Seus Benefícios?

castanha do pará

As castanhas do Pará são provenientes das florestas da Amazônia, mais precisamente do pé de castanheira do Pará conhecido como Bertholettia excelsa, família Lecythidaceae. A árvore castanha ou castanheira chega a alcançar até 60 metros de altura.

No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a deliciosa castanha e quais são os benefícios da castanha do Pará em nossa dieta.

Benefícios da castanha do Pará

Além de muito saborosa, proporciona muitos benefícios para a saúde. Ela é rica em propriedades nutricionais e muito saborosa. A semente da castanha do Pará arvore são inúmeros e eles podem ser consumidos de diversas formas:

  • Remédio
  • Matéria prima para indústria
  • Ingredientes para diversas receitas

As sementes com casca geralmente são consumidas in natura, mas também podem ser torradas e usadas como ingredientes para doces e salgados. O bolo de castanha do Pará faz sucesso na Gastronomia, e o biscoito desse fruto  é uma maravilha à parte.

Além de ser deliciosa e nutritiva, os benefícios da castanha do Pará superam as expectativas e ela age até mesmo na prevenção e tratamento de algumas doenças.

Além do mais, muitas marcas de cosméticos extraem o óleo de castanha do Pará para utilizar em produtos e até mesmo em tintas.

Abaixo alistaremos os principais benefícios:

1 – Ajuda no combate ao câncer

Em nosso organismo, o selênio auxilia o sistema de defesa antioxidante, a glutotiona peroxidase. Através de um processo de destruição dos agentes oxidantes, esse sistema combate as mutações que promovem o surgimento de células cancerígenas. O selênio é um dos principais componentes da castanha.

Além desse fator, os benefícios são sentidos também no tratamento de câncer de útero e na redução de proliferação de células cancerígenas da próstata, tudo por causa desse minério chamado selênio.

2 – Ajuda a proteger o coração

Embora a castanha seja muito gordurosa, contendo 22% da composição de gorduras, essa semente possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL e a diminuir os de colesterol LDL.

O colesterol do tipo HLD ajuda a evitar doenças cardíacas, já o excesso de LDL está muito associado ao processo inflamatório nas artérias que pode provocar infartos. A ingestão diária de uma porção de 15 a 25 g de castanha mostrou-se significativa em uma pesquisa desenvolvida com jovens obesos, diminuindo os níveis de colesterol total e LDL.

Esse fruto também ajuda no tratamento da hipertensão, pois possui um considerável teor do aminoácido arginina (100 g de sementes têm 2,148 g), que nosso corpo utiliza para a síntese do gás óxido nítrico, um potente vasodilatador.

4 – Auxilia no crescimento muscular

Outro beneficio da castanha do Pará é em relação aos músculos. Para que o musculo cresça de maneira correta e repare o tecido muscular, alimentos que são fonte de proteínas são essenciais no processo.

Para um homem adulto, a quantidade diária de proteínas deve ser de 56 gramas. As sementes de castanha do Pará podem ajudar muito nesse tipo de dieta, afinal, um copo de castanhas do Pará fornece cerca de 20 g de proteínas.

O selênio, presente na castanha do Pará também contribui para a síntese da testosterona, promovendo o aumento da massa muscular através desse hormônio.

5 – Ajuda a emagrecer

Já ouviu falar que castanha do Pará engorda? O mito foi difundido por causa das gorduras saturadas das sementes. Mas ao contrário do que possa parecer, incorporar castanhas do Pará na dieta ajuda no processo de emagrecimento.

Exatamente por causa da gordura saturada, as sementes proporcionam um efeito de saciedade. Aliada às fibras e proteínas que a semente contém, o resultado é que o individuo que consome castanhas tende a sentir menos fome e consequentemente emagrece.

Além do mais, o selênio previne o hipotireoidismo, protegendo a glândula tireoide e evitando o desiquilíbrio hormonal que leva ao sobrepeso. A enzima deiodinase, que atua na transformação de tiroxina (T4) em triiodotironina (T3), isto é, participa da síntese do hormônio ativo, é dependente de selênio. O T3 acelera o metabolismo como um todo, evitando o excesso de peso.

6 – Benefícios no sistema neural

Um estudo conduzido pela USP – Universidade de São Paulo mostra os benefícios da castanha do Pará para o cérebro. Segundo a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, a ingestão diária ajuda a preservar o cérebro de danos oxidativos relacionados com a idade.

Através desse estudo, pacientes foram submetidos a comer castanha diariamente para sentir os efeitos no organismo da mesma. O grupo era composto de 20 pessoas, todos idosos, e metade consumiu a castanha do Pará diariamente e a outra não.

O período de duração do estudo foi de seis meses e todos foram avaliados psicologicamente para descobrir se houve alguma alteração em suas faculdades cognitivas. Após um período de seis meses, os voluntários que consumiram as sementes, não apresentaram mais deficiência do mineral e também tiveram uma melhora da função cognitiva.

7 – Benefícios da castanha do Pará para os ossos

Entre as propriedades da castanha estão minerais como magnésio e fósforo, encontrados em quantidades significativas nessas sementes. Esses minerais são importantes para a fixação de cálcio nos ossos, e também nos dentes.

8 – Castanha do Para e o sistema digestório

As fibras das sementes auxiliam o aparelho digestivo a absorver nutrientes. Além do mais, através de um processo chamado peristaltismo, essas fibras ajudam os alimentos a percorrerem o sistema digestório e previnem o câncer de cólon.

Propriedades

Castanha do Pará calorias: 100 gramas de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. Além das calorias,  tem um elevado teor de gorduras (66g), onde grande parte deste conteúdo lipídico traz benefícios para o organismo (38% de gordura monoinsaturada, 32% de poli-insaturada e 23% do tipo saturada). Com relação aos teores de carboidratos e proteínas, em 100g encontramos 12 e 14g, respectivamente.

Como já vimos anteriormente, é rica em selênio, 100 g das mesmas possuem 1917 µg desse mineral, o que representa 3485% das nossas necessidades diárias.

Além de todas essas propriedades, a semente de castanha do Pará contém:

  • Magnésio (106%),
  • Fósforo (104%),
  • Manganês (58%),
  • Vitaminas do complexo B (especialmente a tiamina, 54%),
  • Zinco (43%),
  • Vitamina E (38%) e
  • Fibras (30%).

*Porcentagens baseadas em 100g de castanhas e uma correlação com as recomendações diárias para um indivíduo adulto. Elas contêm ainda, cálcio, potássio e ferro.

Castanha do Pará comprar

Para comprar castanha do Pará, basta ir a qualquer mercado, casas de rações, casas de produtos naturais, internet e outros meios. O preço costuma variar muito. Geralmente, (preço de um pacote com 500 g) custa em torno de R$ 20,00.

Nota importante – castanha do Pará quantas por dia: É muito importante seguir a recomendação de um nutricionista para saber a quantidade que você pode consumir das sementes. Apesar de serem benéficas para a saúde, o excesso de selênio pode ser prejudicial. Sempre consulte um médico antes de fazer uso em sua dieta.

Leia Também:

Castanha De Caju – Para Que Serve e Quais São Seus Benefícios?

Castanha da Índia emagrece?

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.